No dia da juventude, chefe da ONU defende educação para estimular pensamento crítico

onujuventude1

Em mensagem para o Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto, o secretário-geral da ONU, António Guterres, alerta para a crise de aprendizado nas escolas, onde meninos e meninas nem sempre recebem o apoio necessário para desenvolver pensamento crítico e aprimorar competências tecnológicas.

O chefe das Nações Unidas defende uma educação que seja inclusiva, acessível e que conecte os jovens com o mundo de hoje, abordando temas como as mudanças climáticas, direitos humanos e igualdade de gênero.

Assista o vídeo acessando link abaixo;

onujovens1

O Dia Internacional da Juventude foi criado, originalmente, através da resolução 54/120, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, como consequência da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, em Lisboa, Portugal.

Atualmente, por meio do Programa Mundial de Ação para a Juventude, a ONU incentiva ações políticas e diretrizes que ajudam a apoiar a melhoria na qualidade de vida dos jovens de todo o mundo.

Dia da Juventude do Brasil

A juventude brasileira tem um histórico de grandes lutas e percursoras de importantes mudanças políticas no cenário nacional. O Dia da Juventude do Brasil visa justamente homenagear toda essa história. No Brasil, a Proposta de Emenda à Constituição 42/08 (PEC da Juventude) estabeleceu que todo indivíduo entre os 15 e 29 anos é considerado jovem.

No Brasil, o Dia da Juventude foi oficialmente decretado com Lei nº10.515, de 11 de julho de 2002, instituindo o dia 12 de agosto como o Dia Nacional da Juventude.

Esta data serve para homenagear e conscientizar as pessoas sobre a importância desta classe, que deve ser educada com responsabilidade, pois representa o futuro da nação.

onujovens2

FAO – Juventude como agentes de mudança

Existem atualmente 1,8 bilhão de pessoas entre 10 e 24 anos no mundo, a maior população jovem de todos os tempos.

Por ocasião do Dia Internacional da Juventude, dê uma olhada na seleção de publicações da FAO relacionadas à juventude e seu papel como agentes de mudança. Para ler mais, consulte o catálogo de publicações - fao.org

Juventude e agricultura: principais desafios e soluções concretas
Esta publicação mostra como os programas educacionais feitos sob medida podem fornecer aos jovens rurais as habilidades e os conhecimentos necessários para se engajar na agricultura e adotar métodos de produção ecologicamente corretos.

Juventude rural com idade entre 15 e 17 anos: o período certo para semear o futuro
Considerando os desafios enfrentados pela juventude rural, este relatório propõe políticas para aumentar o capital humano e canalizar recursos para jovens de 15 a 17 anos para garantir acesso igual à educação e a empregos decentes.

Júnior Fazendeiro Campo e Vida Escolas – Manuais para treinadores
Esta série inclui 16 módulos práticos que fornecem orientação passo a passo para os treinadores que estão dispostos a iniciar um campo de agricultor júnior e Life School.

Mais informações: