Refúgio Monte Olimpo um encanto do Quiriri

calegrepousada1

A Associação de Agroturismo Encantos do Quiriri foi fundada em julho de 2018 e abrange quatro municípios do norte de Santa Catarina, são eles: Corupá, São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho.

calegreserra

Distante 243 km de Florianópolis, 73 km de Joinville, subindo a formosa e histórica Estrada Imperial Dona Francisca encontramos a pequena e charmosa Campo Alegre, Localizada em meio às campinas e vales e conhecida como  Paraíso da Serra, Campo Alegre é predominantemente rural e tem um dos melhores climas de montanha do Brasil.

calegrepousada11

calegrepusada14

A vida no campo em meio a uma beleza natural e exuberante encanta os turistas com o aconchego de seus antigos casarões, produtos coloniais, artesanato e uma deliciosa comida caseira em fogão à lenha.

calegrepusada13

A tradição da criação de ovelhas foi trazida à cidade pelos colonizadores europeus, a fim de aquecer a população do frio serrano característico de Campo Alegre. O município tem cabanhas especializadas na criação de raças como suffolk, humpshire, texel, dorper e ille de france. Em 2008, a cidade recebeu o título de Capital Catarinense da Ovelha, devido à qualidade de seu rebanho, com ovinos premiados em diversos concursos. Durante os meses quentes do ano acontece o processo de tosquia da ovelha e as propriedades criadoras abrem as portas para quem quiser assistir e também comprar a lã tosquiada. A carne da ovelha também é um forte atrativo na gastronomia da cidade.

calegrepousada2

A 10 km do centro de Campo Alegre, na Estrada Avenquinha ao Salto, encontramos o Refúgio Monte Olimpo, um dos muitos destinos oferecidos pela Acolhida na Colônia.

Em dezembro do ano 2000, o casal de joinvilenses Nazilda e Helio Kalbusch, que sempre almejou viver sua aposentadoria em uma casa de campo, num local tranquilo encontraram um local de esplendorosa beleza natural. Além até do que haviam sonhado, com um belíssimo casarão, um rio cortando a propriedade e uma espetacular cachoeira, o Salto do Imigrante. Uma propriedade de 32ha sendo 15ha de mata nativa

 O local também tem história: abrigou, nos anos 1930/40, a Fábrica de Polpa Neve, cujas turbinas eram impulsionadas pela força da água do Salto do Imigrante, sendo assim a pioneira na industrialização de Campo Alegre.

calegrepousada4

Assim, o sítio que era um refúgio para as férias e finais de semana da família, onde recebiam amigos e convidados, palco de festas e eventos, teve seus ambientes completamente modificados e ampliados para o Agroturismo.

calegrepousada8

calegrepousada5

A proposta de Nazilda e Helio foi prover um refúgio onde os turistas encontrassem paz, charme, conforto e tranquilidade num ambiente rústico e aconchegante, sem recreação e atrativos de um hotel fazenda, para que enfim, pudessem aproveitar o agroturismo, as belezas do local, bem como o ar campestre e bucólico da região.

calegrepousada6

Produção da propriedade

Horta Orgânica, são cultivadas verduras, legumes e tubérculos sem uso de agrotóxicos e defensivos agrícolas que são usados para preparar as refeições; Pomar Orgânico, tem frutas como limão cravo, laranja, caqui, ameixa, bergamota, pêssego, figo, uva, kiwi, todas para serem servidas aos hóspedes e visitantes, bem como para o sistema de Colha e Pague; Campos e Pastos –A propriedade tem alguns animais como bois, cavalos, além de cães de grande porte e gatos e aves como pavões, galinhas d’angola, gansos, patos domésticos e selvagens.São animais de estimação que fazem companhia aos proprietários e são bastante dóceis; Ovos caipira produzidos por nossas aves domésticas que vivem soltas. O compromisso do casal é não usar de agrotóxicos, sementes transgênicas ou geneticamente modificadas.

calegrepousada3
 

Culinária Regional – Delícias da Colônia

No Refúgio, o dia começa com um delicioso café da manhã que evoca sabores da culinária colonial regional. No período vespertino é servido o Café na Colônia e no matutino o Jantar na Colônia. Sabores marcados na história do planalto norte de Santa Catarina, preparados no forno e no fogão a lenha e servidos nas caçarolas como na casa da vovó.

São refeições preparadas com produtos orgânicos produzidos na propriedade ou por parceiros vizinhos e integrantes do projeto Acolhida na Colônia, feitas com carinho, bom gosto e esmero, resgatadas de receitas antigas da gastronomia colonial regional que lembram os aromas da nossa infância.

calegrepousada12

Atividades de Compras e Lazer dos Parceiros da Acolhida na Colônia

Artesanatos Típicos – Lã de Ovelha: Casa do Artesão; Cantinho do Artesanato da Angela e da Monalisa, na Campinas dos Farias.

Cavalgadas: Sitio Cambará da Almeri e do Leomar;Sitio Ponte de Pedra da Hariet e de seus pais Hildegard e Helmuth;

Biscoitos, Bolachas, Bolos, Tortas, Cucas e Pães: Delícias da Lola da Anelore e da Evelina;

Frutas Vermelhas – Amora, Morango, Mirtilo e Uva:Sitio da Nusi da Danúsia e do Jairo;Sitio Cambará da Almeri e do Leomar;

Geleias, Doces e Sucos: Sitio da Nusi da Danúsia e do Jairo; Blaszkowsky Alimentos da Carin e do Johnny;

★ Queijos e Laticínios de Cabra: Racho das Cabras da Neuza e do Ângelo; de Ovelha: Dom Camponês da Cida e do Margotto;De Vaca: Queijaria Sabores do Campo da Scheila; Recanto Santa Helena da Luana e do Adriano.

★ Pesque e Pague: Lagoa Grande da Cristiane e do Jonas;Trutas Nossa Sra. Aparecida do Fernando e do Fábio.

calegrepousada9 calegrepousada10

 Lazer e Entretenimento

O REFÚGIO está num ambiente integrado com a natureza, sossegado, de muita paz e beleza espetacular. Um lugar perfeito para caminhar por trilhas leves, observar aves e animais, contemplar a natureza, se encantar com as paisagens e corredeiras do Rio Turvo, apreciar a beleza do céu estrelado e a espetacular cascata – Salto do Imigrante.

calegrepousada7

Campo Alegre surpreende! Com seus recantos naturais, montanhas e trilhas ecológicas é um cenário perfeito também para a prática de esportes radicais, off-road, montanhismo, cicloturismo, voo livre e outros atrativos de tirar o fôlego. Descubra a sua Campo Alegre!

 

Mais informações:

https://www.refugiomonteolimpo.com.br/ ou acolhida.com.br ou campoalegre.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4309
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>