Festival Nacional da Truta na Serra Catarinense

truta1

Florestas de araucária, pomares de maçã e outras frutas de estação, vale fértil de hortaliças, vinhedos, pequenos povoados, cuja arquitetura das casas coloridas se funde com a natureza nas atividades cotidianas dos moradores.

Na Serra catarinense, a mais de mil metros de altitude, as melhores descobertas estão sempre no meio do caminho e, invariavelmente, à mesa dos apreciadores da boa comida.

truta13

Uma das regiões turísticas mais disputadas do Sul do Brasil, conhecida pela hospitalidade no jeito serrano de bem receber e por suas condições naturais, geográficas, climáticas e culturais, realiza de 23 de agosto a 29 de setembro a quarta edição do Festival Nacional da Truta (Fenatruta).

truta14

Foi neste cenário aprazível que a truta, um peixe bem adaptado a regiões montanhosas, alcançou status de produto nobre e ganhou um festival de gastronomia anual. A combinação com a cadeia produtiva local pincela os cardápios dos restaurantes com delícias que, harmonizadas aos bons vinhos, espumantes e cervejas artesanais, atraem visitantes de várias partes do Brasil.

truta6

A história começou muito antes, há pouco mais de 40 anos, na localidade Santa Bárbara, entre Urubici e Bom Jardim da Serra, quando um grupo da Epagri trouxe as primeiras ovas de truta para a fazenda do pai do professor aposentado da UFSC, Hélio Antunes de Souza.

Aquilo chamou muito a atenção do filho, que resolveu levar o assunto adiante, se aprofundou e estudou sobre o tema e passou a se dedicar a criação de trutas no país.

truta10

Atualmente, Urubici é o segundo maior produtor do peixe no país, atrás apenas de Minas Gerais. A fazenda, que agora fica na Estrada Geral do Baiano, desde 2016 pertence aos sócios Ricardo Burghardt e Adriano Machado. Eles contam com 77 tanques, e fazem toda a cadeia de uma criação de peixe – produzem os alevinos, passam pela fase intermediária de crescimento até o abate e processamento para o comércio.

Ricardo antecipa ainda que estão fazendo melhorias no sistema de produção, na qualidade do peixe, buscando novos mercados e oportunidades para o desenvolvimento da truta no país, explica Ricardo, que é agrônomo, natural de Fraiburgo.

truta7

O desafio foi grande para os dois amigos, que não tinham trabalhado no ramo ainda, mas o professor Hélio acompanhou os dois primeiros anos da empresa prestando consultorias na parte técnica. Atualmente a Trutas Hélio produz 15 toneladas por mês e os principais compradores são de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O agrônomo e empresário Ricardo explica que a truta precisa de 10 a 15 meses para atingir o tamanho ideal para o abate, onde ela atinge de 450 a 500 gramas.

No trutário é possível conferir todas as fases da cadeia o ano inteiro, sendo que a desova das matrizes ocorre apenas no período do inverno. Cada um kilo do peixe produz até mil ovas e pouco mais de 50% consegue ser aproveitado. O local abre para visitação de interessados com hora marcada e é possível conferir três variações de truta: amarela, azul e parda.

truta9

Urubici SC

truta15

Bom Retiro SC

Urubici, que fica a 175 quilômetros de Florianópolis e a 110 de Lages, está cada vez mais preparada para receber o turista. O município conta com mais de 200 estabelecimentos, entre restaurantes e lanchonetes, e 3.200 leitos.

corvobranco2

corvobranco1

truta12

TRILHANDO

Visitas a cascatas, cânions e serras, cavalgadas, contato com animais e lugares de grande beleza natural, além de passeios e degustações em vinícolas, vêm atraindo um número cada vez maior de visitantes, que podem ter acesso aos dois municípios apreciando a beleza das estradas nas serras do Rio do Rastro e do Corvo Branco.

A realização do Festival este ano contará com a participação de 19 restaurantes, num acontecimento gastronômico que permitirá aos visitantes e moradores locais degustarem pratos típicos deste peixe de água doce. Um cardápio especialmente selecionado para agradar o paladar e os bolsos, com preços de, no máximo, R$ 49,50 por pessoa.

truta4

Na quarta edição do festival gastronômico, a Fenatruta está chegando com um ar ainda mais festivo. As duas praças da Avenida Adolfo Konder, em Urubici, se alternam para serem palco do receptivo do festival. Apresentações de talentos locais, degustações e capacitações farão parte das atrações deste ano.

truta5

truta3

O lançamento está marcado para 21 de agosto, e o Festival começa oficialmente nos restaurantes dois dias depois e vai até o final de setembro. Como em anos anteriores, neste período os restaurantes, bistrôs, cafés, empórios, churrascarias e pizzarias de Urubici e Bom Retiro, além de pousadas e vinícolas da região, oferecerão pratos, petiscos e iguarias da gastronomia local baseados na truta.

Mais informações: https://www.facebook.com/pouserra/