Abatedouro “Familien Fish” é inaugurado em Schroeder

abatedouro6

abatedouro

A Cooper Schroeder inaugurou no dia 16 de agosto, o abatedouro de peixes “Familien Fish”. O empreendimento é resultado de uma parceria entre os agricultores da região, Prefeitura de Schroeder, Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI), Epagri, do Fundo de Desenvolvimento Rural, da Scretaria Estadual da Agricultura e do Programa SC Rural.

abatedouro3

abatedouro5

O abatedouro irá atender toda a região, através do beneficiamento de peixes, já que os produtos servidos em pesque-pague não poderão ser pescado e abatido no próprio local.

A cooperativa com 344 metros quadrados foi planejada pelos piscicultores Romeo Volles, Edson Grossklaks, Vilson Grossklaks, Hilário Grossklaks e Gilmar Ribeiro Fidencio.

O bairro Braço do Sul concentra a produção de peixes de Schroeder, com mais de um milhão de quilos por ano. O abatedouro de peixes próximo ao Morro do Agudo, no Vale Braço do Sul, é referência na produção de peixe na região.

abatedouro5 abatedouro4

Os maiores produtores de peixe de Schroeder vendem seu produto para outros municípios catarinenses e até mesmo para fora do Estado. As pessoas já estão usando o peixe como uma forma alternativa de renda, construindo na sua propriedade uma lagoa ou mais para incrementar e diversificar.

abatedouro2

E o abatedouro de Schroeder foi o grande divisor de águas, facilitando o beneficiamento do peixe para outros empreendedores, já que o produto servido nos pesque-pague não pode mais ser pescado e abatido no próprio local.

O prefeito Osvaldo Jurck participou da entrega do abatedouro e comentou sobre a importância do empreendimento. “´É muito importante essa iniciativa das cinco famílias junto com a Cooperativa e o apoio financeiro do SC Rural que ajudou com 50% do investimento total e os outros 50% foi com recursos das famílias. A piscicultura está crescendo no município e na região e precisamos dessa estrutura para colocar o peixe no mercado. Agora, vamos para a segunda etapa que vai continuar contando com apoio da Epagri e da Cidasc, na gestão do empreendimento, para que tudo dê certo.

Para o engenheiro agrônomo André Ricardo Poletto, gerente de Empreendimentos da Secretaria Estadual da Agricultura, o apoio financeiro do Programa SC Rural tem como objetivo geral aumentar a competitividade das organizações da agricultura familiar por meio do fortalecimento e estruturação das suas cadeias produtivas visando consolidar a política pública para o desenvolvimento do meio rural catarinense.Fonte: https://www.amvali.org.br / https://radioschroederfm.minhawebradio.net

Mais informações: emschroeder@epagri.sc.gov.br