Plantio de palmito vira segunda maior cultura agrícola de Joinville

jvllepalmito

O plantio de palmito disparou e já é a segunda maior cultura agrícola, no município de Joinville, perdendo apenas para o arroz em área cultivada.

Ainda em 2017, o palmito ficava em quinto, atrás também da banana, mandioca e cana-de-açúcar. Agora, a cultura teve ampliada a área plantada e chegou a 1.360 hectares, conforme mostra a pesquisa Produção Agrícola Municipal 2018, divulgada na semana passada pelo IBGE.

São acompanhadas as principais culturas dos municípios. A série histórica do Instituto mostra crescimento contínuo desde 2012, ano a ano, na área plantada de palmito em Joinville. No ano passado, foram produzidas 3,3 mil toneladas do alimento. O líder arroz tem 3.170 hectares cultivados no município.

As maiores possibilidades de venda do palmito pupunha estariam ajudando a atrair os produtores. Além da conserva tradicional, há vendas em forma de espaguete, para assar e em mix com outros produtos agrícolas. O congelamento e a venda in natura se tornaram alternativas mais presentes.

Queda no total

O crescimento na produção do palmito, no entanto, não foi suficiente para evitar a queda na extensão das áreas cultivadas em Joinville, pelo menos no sistema de acompanhamento do IBGE. A cana-de-açúcar foi a cultura com maior encolhimento entre 2017 e o ano passado. Também houve redução nas áreas plantadas da mandioca e da banana. No geral, entre as culturas analisadas, a área plantada caiu de 6,3 mil hectares para 5,7 mil hectares entre 2017 e 2018. Fonte: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/saavedra/

Mais informações: emjoinville@epagri.sc.gov.br