Mel catarinense conquista paladares e coleciona prêmios no maior evento da apicultura mundial

mel1

A catarinense Prodapys, de Araranguá, conquistou pela 5ª vez consecutiva o troféu de Melhor Mel do Mundo durante o 46º Congresso da Apimondia, realizado em Quebec, no Canadá.

A empresa produz mel de qualidade, exportado para vários países, além de cosméticos e suplementos alimentares. Tudo começou com o farmacêutico-bioquímico Célio Silva, em 1977, montando o primeiro apiário. Fonte: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/moacir-pereira

mel3

mel6

mel8

História da Apis Nativa Produtos Naturais Ind. Com. Ltda, atual nome fantasia é PRODAPYS

Tudo começou em uma tarde de 1977, quando um enxame de abelhas pousou em uma árvore na casa do Farmacêutico-Bioquímico Célio H. M. da Silva. Após frustradas tentativas de alojá-lo em uma caixa improvisada, restou somente a determinação de conhecer a biologia da abelha e os fundamentos da apicultura racional. Em 1980, já com conhecimentos adquiridos em cursos diversos, muniu-se de coragem e comprou 500 colméias. E assim começou a história dos Apiários Abelhinha que hoje além de produzir mel, pólen e própolis, dedica-se à prestação de serviço na área de polinização de macieiras.

mel5

mel2

APIMONDIA é a Federação Internacional das Associações de Apicultores. Seu principal objetivo é facilitar o intercâmbio de informações e discussões sobre a apicultura, organizando congressos e simpósios, onde apicultores, cientistas, comerciantes de mel, agentes de desenvolvimento, técnicos e legisladores se reúnem para ouvir, discutir e aprender um com o outro. As reuniões da APIMONDIA são eventos fabulosos que oferecem grandes oportunidades de aprender sobre todos os aspectos do mundo da apicultura: de manhã até tarde da noite, os participantes exploram várias exposições e aprendem sobre pesquisas de ponta de todas as partes do mundo e têm uma oportunidade única de conhecer apicultores. e cientistas de todos os cantos do planeta.

Apimondia sobre o Prêmio Mundial da Apicultura

O Congresso de Apimondia oferece um fórum para o mundo se reunir para enfrentar desafios comuns nos setores da apicultura. Atualmente, a maioria dos apicultores do mundo enfrenta enormes dificuldades com preços insustentáveis ​​para seus produtos. Ser apicultor está se tornando cada vez mais difícil com o agronegócio moderno e as mudanças climáticas globais. No entanto, é dever da Apimondia aumentar constantemente a qualidade dos produtos apícolas, mesmo nos ambientes atuais bastante desfavoráveis.

mel7

Apimondia está trabalhando intensamente para resolver o problema da adulteração do mel. Em janeiro de 2018, foi lançada a primeira versão da Declaração sobre a fraude do mel. Esta declaração reflete a posição oficial da Apimondia e tem uma natureza dinâmica sempre aberta à melhoria à medida que novos conhecimentos são disponibilizados e mais vozes fazem suas contribuições genuínas.

Nesse contexto, o Conselho Executivo de Apimondia tem se concentrado em melhorar os padrões do World Beekeeping Awards. Um padrão mais alto de aceitação da participação foi utilizado para refletir o compromisso da Apimondia com o aumento da qualidade dos produtos apícolas. Este ano, os participantes das categorias de mel foram submetidos a análises externas de laboratório usando laboratórios credenciados na ISO 17025 para testar a pureza do mel, contaminação com resíduos e alguns parâmetros tradicionais de qualidade.

Os resultados dos testes de laboratório nos indicam que há muito trabalho a ser feito e muitas áreas em que nós, como comunidade global da apicultura, podemos nos concentrar para melhorar. Eles também refletem uma pressão crescente sobre os apicultores para manter a saúde de suas abelhas, o que por sua vez pode aumentar o risco de contaminação não intencional de seus produtos.
O mel tem muitas características especiais, algumas das quais ainda estão sendo descobertas em muitas partes do mundo. Enquanto enfrentamos esses tempos desafiadores, em Apimondia não temos escolha a não ser enfrentar esses desafios, informar, apoiar e melhorar a qualidade de nossos produtos. Os apicultores precisam de bons conhecimentos, educação e apoio globalmente. O Prêmio Mundial da Apicultura, a Declaração da Apimondia sobre Adulteração do Mel e este Congresso fazem parte desse processo contínuo para melhorar a apicultura e os produtos apícolas.Fonte: https://www.apimondia.com/en/home

Mais informações: http://www.prodapys.com.br/