Um roteiro aconchegante e cheio de delícias te aguarda em Arvoredo

arvoredotr1

Um trajeto com todos os encantos que a natureza oferece. Assim pode ser definida a Rota de Turismo Rural Delícias de Arvoredo 

Investimento para valorizar o potencial e a tradição do interior. O turismo rural é isso: uma oportunidade de mostrar o que o campo tem a oferecer em forma de lazer, gastronomia e empreendedorismo. E foi, com esse incentivo, que a Prefeitura Municipal de Arvoredo, e o Sebrae/SC, com patrocínio da CrediSeara, Copérdia, Sicoob Crediauc, Aurora e Frigorífico Arvoredo, lançaram a Rota de Turismo Rural Delícias do Arvoredo, durante café colonial no Sítio Picolli – uma das propriedades que compõem o projeto.

arvoredotr5

arvoredotr4

No sítio, cercado de natureza e delícias caseiras, a família recebeu os convidados para a inauguração de forma calorosa junto dos demais produtores rurais que integram a Rota. "Nosso primeiro passo de empreendedorismo foi um salão de beleza rural e, agora, temos a oportunidade de integrar o roteiro de turismo rural. É um prazer poder oferecer às pessoas o que temos em casa, com o tradicionalismo do interior", contou Neusa Picolli, otimista para este novo empreendimento. 

Para a criação da Delícias de Arvoredo também foi realizada uma pesquisa em Chapecó, onde está situado o principal público-alvo da Rota. Segundo levantamento, mais de 90% dos entrevistados gostariam de conhecer a rotina do campo, a forma como os alimentos são produzidos, apreciar a culinária e outros aspectos do meio rural. Outro ponto que sustenta o projeto é a busca cada vez maior por qualidade de vida e alimentos saudáveis. “E é isso que estamos vendendo: saúde, qualidade de vida e bem-estar”, explica a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Sílvia Nowalski, que destaca também a vocação das famílias do interior para receber. “Elas sentem prazer em abrir as portas da sua casa e da propriedade, e sabem acolher como nenhum outro”, salienta.

A prefeita Janete Bianchini está otimista com o projeto e, entre outras ações, disponibilizou toda a sinalização do roteiro, além de apoiar o processo de melhoria nas propriedades. A prefeitura também conseguiu recursos do Ministério do Turismo para a construção de uma ciclovia, que servirá para apoiar o projeto de turismo local.  A obra já iniciou.

O roteiro oferecerá aos visitantes uma experiência única com produtos regionais de nove propriedades da região – com panificados, chás, mel, cítricos, cuias personalizadas para chimarrão, entre outros. Além de também contarem com estrutura para camping – único espaço que é destinado somente para visitação. 

"Poder conhecer a forma de produção e a origem dos produtos é uma oportunidade inesquecível. A qualidade também se destaca, pois, todos os produtos são feitos com matéria-prima natural, combinados com um momento de paz e tranquilidade em meio à natureza. O interior tem uma característica nobre. É formado por famílias acolhedoras e que sentem prazer em receber bem. São pessoas que costumam valorizar a união e a partilha. A Rota será muito especial para todos que vierem visitá-la", enfatiza Sílvia. 

A produtora rural Marta Bianchin destacou o empenho de todos no processo de implantação da Rota. Animada, afirmou que o empreendedorismo é necessário, ainda mais em uma região que tanto tem a oferecer e mostrar para os visitantes. 

"Essa rota é fundamental para que possamos mostrar mais do nosso município também na área de turismo. Economicamente esse setor vem somar a todas as outras atividades e nós estamos de braços abertos para receber os nossos visitantes", assinala a prefeita Janete Bianchini.

A analista técnica do Sebrae/SCMarieli Aline Musskopf, ressalta que a iniciativa representa mais um projeto que surgiu para consolidar o turismo rural no Oeste catarinense. “O Poder Público e os produtores rurais apostaram na ideia, o que oportunizou colocar em prática algumas transformações que tornaram esse projeto uma realidade que será essencial para movimentar a economia local. Trata-se de mais uma ação do Sebrae que integra o projeto Destinos Turísticos Inteligentes que foca na competitividade ao setor e possibilita experiência de qualidade aos turistas”.

arvoredotr7

"Devemos o mérito do sucesso na organização e execução da Rota Delícias de Arvoredo ao município e à comunidade que apostou no desenvolvimento desse roteiro e também do apoio técnico de todos os parceiros e que consentiram serem aplicadas metodologias que permitem a estruturação, o desenvolvimento e a consolidação de roteiros turísticos no projeto Destinos Turísticos Inteligentes do Sistema Sebrae" realçou o gerente regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani. Fonte: MB Comunicação 

arvoredotr6

Roteiro

A Rota Delícias de Arvoredo conta com a visita em 10 locais do nosso município. O ponto de partida é no Camping Primavera onde os visitantes poderão ter o contato com a natureza em um local extremamente agradável. O próximo local a ser visitado é a padaria Delícias da Tia Nace com ótimos produtos orgânicos e caseiros. Seguindo a roteiro chegamos na Casa dos Chás da Prof. Noili onde os visitantes poderão conhecer sobre o poder das plantas e muito sobre hábitos saudáveis. Também será visitado o Recanto das Abelhas com a produção de mel de diversas variedades de flores, um produto delicioso e com inúmeros benefícios para a saúde. E mais uma visita em uma padaria a Moni’s Cakes da Simone Verza, esta especializada em confeitaria com receitas próprias, totalmente artesanal que se diferencia no sabor e na qualidade dos seus produtos. E não podia faltar aquele almoço típico em nosso município com uma gastronomia italiana no Sítio Alto Belli da Marta e do Toni que trabalham há mais de 50 anos na agricultura familiar.

arvoredotr8

arvoredotr9

Após o almoço, o roteiro nos leva até a Casa da Memória da Família Pozzer com um acervo doado pela comunidade podemos reviver um pouco da História do município de Arvoredo. Depois de reviver um pouco da história o roteiro nos leva até o Sítio Raízes Nardino que conta com diversos produtos coloniais, também contempla os visitantes com uma área de muito verde, ideal para um passeio ao ar livre e ainda os visitantes poderão aproveitar para saborear deliciosas frutas tiradas direto do pé e também na propriedade poderão visitar o memorial da família. A próxima parada é na casa da Soeli onde os visitantes poderão aprender sobre o processo de produção da cuia desde o cultivo do porongo até a personalização das cuias. A última parada do roteiro é no Sítio Picolli onde poderão tomar aquele café colonial, misturado a belas histórias e uma incrível paisagem. É dessa forma especial que os visitantes encerram o passeio na Rota Delícias de Arvoredo.

Interessados em visitar a Rota Turística Delícias de Arvoredo devem fazer a reserva com antecedência pelos telefones (49) 99979-8721 com Mari / (49) 99803-5779 com Noili / (49) 99818-2163 com Neusa.

arvoredotr3

Município de Arvoredo

A economia do Município de Arvoredo, localizado no oeste Catarinense, com aproximadamente tres mil habitantes, está ligada basicamente ao setor primário: agricultura, bovinocultura de leite, suinocultura, avicultura, grãos, citricultura e reflorestamento. Situada em uma região fértil, apresentando uma agricultura diversificada com maior cultivo de milho, feijão, soja e trigo e outras culturas substanciais como arroz, cebola, mandioca, cana-de-açúcar.

Na avicultura a capacidade de alojamento é de 422.000 aves/mês; na suinocultura é de 63.000 cabeças/mês. Outro destaque é o leite, com uma produção de 400 mil litros/mês. O rebanho bovino é constituído por mais de 7.2 mil cabeças. Os principais produtos agrícolas cultivados no município, de acordo com o valor bruto da produção, obedecem a seguinte classificação: milho, soja, feijão e fumo.

arvoredotr11


História

Na década de 40, os “tropeiros” que conduziam gado e mercadorias do Noroeste do Rio Grande do Sul para o Sudoeste do Paraná passavam pela região Oeste de Santa Catarina e paravam para descansar em um local muito agradável cheio de árvores, com frutas, com espaço adequado para descanso do pessoal e do gado, com água abundante e de boa qualidade. A partir das costumeiras paradas dos tropeiros, deu-se início a formação do povoado ao qual deram o nome de Arvoredo, formado por cidadãos gaúchos, de origem italiana. Com o crescimento do povoado e a representatividade que os negócios iam se desenvolvendo, em 1960, a comunidade passou a categoria de distrito do Município de Seara.

Graças à continuidade do seu desenvolvimento econômico e à grande distância que o separava da sede do município, Seara, o distrito de Arvoredo começou a se unir para formar a ideia da possibilidade de emancipação político administrativa, que nasceu no sentimento maior e laborioso dessa comunidade de gerir seu próprio destino. Assim, em 09 de janeiro de 1.992, através da Lei Municipal Nº 8.524, Arvoredo foi emancipado de Seara.  Fonte: Prefeitura Municipa Arvoredo

 

Mais informações: https://www.facebook.com/deliciasdearvoredo/ ou

e-mail deliciasdearvoredo@gmail.com

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4305
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>