Sul Catarinense ganha mais duas estações agrometeorológicas

Gravatal - Iria Sartor Araujo

Com início das operações das estações meteorológicas automáticas telemétricas em Gravatal e Rio Fortuna, o Sul Catarinense passa a contar com 19 pontos de monitoramento das variáveis de chuva, temperatura, umidade relativa do ar e molhamento foliar.

Os locais fazem parte da rede de monitoramento da Epagri/Ciram, que possui também estações hidrológicas e meteorológicas, totalizando mais de 192 unidades automáticas instaladas no estado.

Em Gravatal a unidade está localizada junto à Epagri e entrou em funcionamento no final de setembro. Em Rio Fortuna a estação será instalada ainda em outubro.  Os dados coletados por elas são transmitidos de forma automática diariamente, de hora em hora, para um banco de dados localizado em Florianópolis, cujas informações estão disponíveis para a população através dos sistemas de visualização gratuitos como o Agroconnect e Monitoramento On-Line.

As duas estações funcionam independente de energia elétrica, pois são alimentadas por energia solar. A pesquisadora da Epagri/Ciram Iria Sartor Araújo Iria explica que os dados obtidos através delas geram informações para a previsão do tempo, ajudam na tomada de decisões dos agricultores e são essenciais para pautar ações da Defesa Civil. Os dados também auxiliam na emissão de laudos quando ocorrem eventos extremos como ventanias ou chuva intensa, por exemplo.

As duas estações agrometeorológicas foram adquiridas com recursos do projeto Fortalecimento da Infraestrutura de Pesquisa da Epagri – SC (PAC Embrapa 2012), que aportou R$260 mil para a compra de 10 estações. Fonte: Iria Sartor Araújo, pesquisadora da Epagri/Ciram

 

Mais informações: www.epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4305
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>