Epagri promove Dia de Campo em Caçador para discutir polinização de macieiras com drone

maça 

A Estação Experimental da Epagri em Caçador realizou Dia de Campo com palestra sobre de uso de drone para polinização de macieiras.

O evento, realizado na quarta-feira, 9 de outubro foi uma parceria com a Kolecti recursos florestais e a empresa americana Dopcopter e teve demonstração prática de voo nos pomares de pesquisa da Estação.

caçadormaça1

A polinização é um serviço feito naturalmente pelas abelhas, mas às vezes é preciso dar uma forcinha para a natureza. “É bem comum o aluguel de colmeias para polinização. Os fruticultores utilizam normalmente entre duas e quatro colmeias por hectare, pagando cerca de R$ 80,00 por colmeia”, explica André Sezerino, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Caçador.

Há também pomares com problemas de polinização que utilizam produtos reguladores de crescimento para induzir a formação de frutos sem que haja polinização. “Mas o efeito é muito variável entre safras e a qualidade dos frutos formados normalmente é inferior a de frutos bem polinizados”, descreve o pesquisador. A polinização manual também não é uma alternativa viável comercialmente, sendo empregada somente em cruzamentos para melhoramento genético.

caçadormaça2

Em períodos de escassez de abelhas ou de baixa atividade, a polinização por drones poderia ser um importante complemento ao processo natural. Ao contrário das abelhas, a tecnologia pode operar no frio e à noite, além de compensar influências climáticas, como uma chuva que venha a lavar o pólen sendo produzido e dispersado.

A Dropcopter tem sede nos Estados Unidos e é a primeira empresa do mundo a oferecer serviço de polinização automatizada para fins comerciais. Fonte: André Sezerino, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Caçador

Mais informações: eecd@epagri.sc.gov.br

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3664 4305
Endereço eletrônico: imprensa@scrural.sc.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>