Com apoio do SC Rural propriedade de Bom Retiro ganha sala de ordenha modelo

bomretirourt1 bomretirourt2 bomretirourt3

A equipe da Epagri, no município de Bom Retiro, após consultas a entidades dos agricultores, e considerando a densidade econômica da cadeia produtiva do leite com aproximados 30 mil litros de leite diários, propôs como Unidade de Referencia Tecnológica (URT) do Programa de Pecuária a instalação de uma sala de ordenha.

Segundo explica Jorge Garcia, responsável por pecuária na região serrana, esta URT fundamenta-se na necessidade de proporcionar informações aos agricultores familiares que ainda exploram a atividade leiteira em locais como: chão batido, piso em nível e algumas vezes ordenham as vacas a mão a céu aberto. Uma realidade que afeta diretamente a qualidade de vida da família, a sucessão familiar e o produto leite.

“Estes agricultores continuam investindo em capacitações, porém em certas ocasiões são levados a visitarem salas de ordenha de grandes produtores, o que os desmotiva a investir na sua própria unidade devido à imensa discrepância entre as realidades.  Neste sentido, torna-se de salutar importância a instalação de uma sala de ordenha como local de visitação, troca de experiências, estudos, e que possa refletir a realidade da agricultura familiar, assegurando além da qualidade do leite, a humanização, praticidade do trabalho, o bem estar e qualidade de vida do trabalhador”, comenta Garcia.

bomretirourt2 bomretirourt1

A unidade foi construída na propriedade de João Bosco e Evandina Prestes, na comunidade de Campo Novo do Sul, e foi inaugurada no dia 04 de Julho. Neste mesmo dia a Cresol fez a doação e instalação de painéis captadores de energia solar para aquecimento da água. Os custos totais da obra foram de R$68.331,48, sendo R$ 3.712,48 recursos do SC Rural.

Além das melhorias que hora foram instaladas nesta propriedade, a Epagri, através do programa Gestão Social do Ambiente, orientará a instalação de coletores de água da chuva e a finalização da bioestesqueira.

“Com esses procedimentos a propriedade do Sr. João e dona Evandina se tornará referência na produção de leite de qualidade, melhoria da autoestima da família rural e em sustentabilidade econômica e ambiental”, ressalta o técnico da Epagri.

Vários parceiros fizeram parte fundamental desta obra junto com o reponsável pela unidade em Bom Retiro, o extensionista José Kauling Sobrinho: o Programa SC Rural, a Prefeitura de Bom Retiro, Cooperurubici, Cresol e Madeireira Pickler.

Mais informações: Epagri de Bom Retiro – (49) 3289 6400 

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3239 4170
Endereço eletrônico: imprensa@microbacias.sc.gov.br

Uma ideia sobre “Com apoio do SC Rural propriedade de Bom Retiro ganha sala de ordenha modelo

  1. MARCOS MIGUEL KUMMER MENEGASSI

    OLÁ, 

    Meu nome é Marcos, sou natural de Sao José do Cedro região do extremo Oeste Catarinense, meu pai é agricultor e minha mãe professora, e como praticamento todos os pais os meus insistiram muito para que eu saisse de casa e estudasse para me tornar ´gente´ pois não queriam que eu ficasse na lavoura. Pois bem em 2009 terminei o ensino médio e  vim estudar em Ibirama- SC, porém não consigo me adaptar a viver em cidade, e estou voltado pra casa para tocar a propriedade da Família. Enquanto estava em casa meu pai somente plantava fumo e tinha o cultivo ou de soja ou milho, porém devido a necessidade de ter continuidade da propriedade e verifcar que somente com isso não seria viavel, quero muito comecar a producão de leite, porém como minha familia não tem estruturas para comecar a producão terei que comecar do zero, desde estruturas aquisicao de animais, equipamentos e tudo mais. Gostaria de saber se o governo do estado tem algum programa que auxilia, com conhecimento, recursos ou algo do tipo. atenciosamente Marcos Miguel Kummer Menegassi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>